Einstein Soluções em Saúde

Atenção Primária à Saúde como pilar do sucesso organizacional

Diante dos desafios da vida moderna, muitos trabalhadores podem acabar negligenciando os cuidados com a sua própria saúde. Isso aumenta as chances de que questões de saúde inicialmente simples evoluam em condições de maior gravidade, afetando a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade no local de trabalho.

Por outro lado, quando os colaboradores de uma empresa têm acesso à serviços de atenção em saúde de qualidade e com facilidade de acesso, a tendência é a de melhora na manutenção da saúde física e mental.

Mas como implementar um benefício desse tipo em uma organização? Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre Atenção Primária à Saúde em empresas, seus benefícios e implementação. Confira!

O que é Atenção Primária à Saúde (APS)?

A Atenção Primária à Saúde é marcada pelos cuidados básicos e fundamentais da saúde, que se caracterizam por uma série de processos que buscam:

  • Promover e proteger a saúde
  • Prevenir o agravamento de condições pré-existentes
  • Diagnosticar, tratar, reabilitar e manter a saúde

Para tanto, é necessário rastrear sinais de doenças, fornecer diagnósticos, tratar e reabilitar os pacientes. Esse conceito também está relacionado à educação dos indivíduos, uma vez que fornece informações sobre alimentação, exercícios físicos e manejo de condições crônicas.

Atenção Primária à Saúde em empresas

Tratando-se especificamente do contexto organizacional, a APS abrange um conjunto de ações e serviços disponibilizados pela empresa para estimular a saúde e hábitos saudáveis de seus funcionários, além de ajudá-los a tratar condições crônicas. A iniciativa se baseia em quatro princípios, são eles:

  • Acesso: assegurar que todos os trabalhadores possam acessar os serviços de saúde de maneira ágil e oportuna;
  • Integralidade: oferecer todos os cuidados de saúde física e mental, o que inclui desde prevenção até reabilitação;
  • Coordenação de cuidados: garantir que os cuidados estejam disponíveis em todas as especialidades, para que o indivíduo possa se tratar de forma contínua, conforme a sua necessidade;
  • Longitudinalidade: acompanhar continuamente a saúde do colaborador, criando uma relação de confiança entre ele e os profissionais de saúde.

APS como benefício em saúde para colaboradores

A implementação de um programa de APS traz uma série de vantagens para os colaboradores da empresa, uma vez que facilita os cuidados com o seu corpo e mente, incentivando-os a dar mais atenção a eventuais sinais de doenças ou simplesmente a manter-se saudável, mudando seus hábitos de vida. Veja, abaixo, quais são alguns dos benefícios para funcionários.

Acesso conveniente à saúde

É comum que trabalhadores evitem ir a médico devido aos obstáculos que isso envolve, como a necessidade de faltar um dia no trabalho, o deslocamento até um hospital ou clínica longe de sua residência e a longa espera para serem atendidos.

Diante disso, a APS nas empresas aproxima os colaboradores dos serviços de saúde, uma vez que eles se tornam mais acessíveis e convenientes. Se um funcionário apresenta sintomas de gripe, por exemplo, pode rapidamente agendar uma consulta, recebendo o que cuidado que necessita sem necessariamente sair do trabalho.

Melhora na qualidade de vida

O impacto das ações voltadas para saúde corporativa pode ser observado principalmente na melhora da qualidade de vida dos colaboradores. Por meio da disponibilização de exames de rotina, campanhas de vacinação e orientação sobre hábitos saudáveis, eles podem identificar e tratar problemas de saúdes antes mesmo que se agravem.

Graças a um check-up oferecido pela organização, um funcionário pode descobrir que tem hipertensão. O monitoramento da evolução da doença e mudanças no seu estilo de vida, propostas pela APS, podem ajudá-lo a controlar a condição, evitando complicações mais sérias no futuro.

Geralmente, os programas de APS também são compostos por iniciativas que valorizam o bem-estar, como nutrição, aulas de yoga e técnicas de gestão de estresses, ferramentas que influenciam positivamente no equilíbrio mental e emocional dos colaboradores.

Aumento da conscientização sobre saúde

Devido à falta de conscientização sobre a importância de tratar eventuais enfermidades precocemente, há pessoas que só buscam ajuda médica em último caso, quando seu organismo manifesta um sintoma já avançado ou severo.

A presença da APS no ambiente de trabalho pode aumentar a conscientização e conhecimento sobre saúde, capacitando os profissionais da empresa a tomarem decisões mais informadas sobre sua própria saúde.

Como uma ferramenta de gestão de saúde da empresa

Quando uma empresa decide cuidar da saúde dos colaboradores, o seu recurso mais valioso, isso também reflete positivamente nos seus resultados, contribuindo para a construção de uma equipe mais produtiva. Acompanhe, a seguir, quais são as vantagens da Atenção Primária à Saúde para empresas.

Reduz os gastos com a gestão de saúde

O foco em prevenir e tratar doenças precocemente diminui a necessidade de intervenções médicas mais complexas e caras que podem surgir quando um problema de saúde e ignorado e se agrava.

Com um gerenciamento eficiente da saúde, a empresa também pode reduzir custos relacionados a planos de saúde e absenteísmoo que melhora a sua sustentabilidade financeira, permitindo que os valores economizados sejam investidos em outras iniciativas que promovam o seu crescimento.

Em outras palavras, essa estratégia possibilita a desaceleração dos gastos com saúde ao longo dos anos.

Possibilidade de diminuição do absenteísmo e presenteísmo

A promoção de cuidados preventivos e oferecimento de suporte contínuo pode manter os funcionários muito mais saudáveis e engajados. Isso porque eles podem tratar patologias antes que elas gerem incapacidades, reduzindo as faltas no trabalho.

Ademais, ambientes de trabalho mais saudáveis também ajudam a reduzir o presenteísmo, que acontece quando o trabalhador vai ao trabalho, mas não está totalmente produtivo porque sente algum tipo de dor ou mal-estar.

Melhora o clima organizacional

As empresas que demonstram compromisso genuíno com o bem-estar de seus profissionais desenvolvem um ambiente onde eles se sentem mais valorizados, apoiados, satisfeitos e felizes com o seu trabalho e gestores.

O resultado disso é um clima organizacional positivo e uma equipe mais motivada, leal e colaborativa, fatores que também ampliam a probabilidade de retenção de talentos. Dessa maneira, diminui-se os índices de rotatividade e tem à sua disposição um time engajado e produtivo.

A APS e as práticas de ESG

Nas últimas décadas, houve uma mudança significativa nas expectativas dos investidores, consumidores e reguladores quanto à atuação das empresas na sociedade, com uma valorização crescente das que demonstram maior responsabilidade social e ambiente.

Nesse novo cenário, foram criadas as práticas ESG (Ambiental Social e Governança), que consiste na definição de critérios para avaliar a sustentabilidade e impacto ético das organizações.

Pode-se dizer que a Atenção Primária à Saúde e as diretrizes ESG de governança corporativa andam de mãos dadas, visto que ambas possuem o mesmo objetivo: garantir o bem-estar e sustentabilidade, mas de maneiras complementares.

O cuidado com a saúde física e mental prestado pela APS está alinhado ao aspecto do social do ESG, reforçando que a empresa valoriza a sanidade dos trabalhadores, atuando de modo éticoao despender esforços para a criar de um ambiente de trabalho saudável para todos.

Desafios na implementação

Na hora de implementar um programa APS, é normal que a empresa se depare com alguns desafios. Mesmo que tenha o propósito de beneficiar os colaboradores, pode haver certa resistência cultural e falta de engajamento por parte deles.

A melhor forma de contornar essa questão é investindo em uma cultura organizacional que valorize a saúde, criando campanhas internas que ressaltem os benefícios de APS tanto para a vida pessoal quanto profissional dos trabalhadores.

Outro obstáculo frequente são as limitações no orçamento. Muitos gestores podem hesitar em investir nesse projeto devido ao seu custo, mas essa questão pode ser superada por meio de parcerias com provedores de saúde locais, aplicativos de saúde e plataformas de educação online.

Há, ainda, desafios logísticos, sobretudo, em empresas que possuem um grupo numero de funcionários ou unidades em locais dispersos. Nesse caso, a saída estratégica é trazer os cuidados de saúde para dentro da organização com o apoio da telemedicina, por exemplo, que possibilita consultas e orientações médicas práticas e rápidas.

Mensuração de resultados e benefícios

Não basta apenas implementar um programa de APS, é necessário mensurar os seus resultados e benefícios, o que permite avaliar a sua real eficácia juntos aos colaboradores e justificar o seu investimento.

Para isso, é necessário deve definir métricas importantes, como taxa de participação, que avalia o engajamento, melhorias em indicadores de saúde, que mostram benefícios tangíveis, e feedback dos funcionários, que evidenciam áreas de sucesso e oportunidades de melhoria.

Uma equipe formada por profissionais saudáveis e bem-dispostos é um poderoso diferencial competitivo, pois isso significa maior produtividade, um ambiente de trabalho sustentável e harmonioso. Portanto, investir em Atenção Primária à saúde em empresas é uma estratégia crucial para promover não só o bem-estar do seu time, mas também o seu êxito no mercado a longo prazo.

Conclusão

Implementar a Atenção Primária à Saúde (APS) nas empresas é um investimento estratégico que promove o bem-estar dos colaboradores e impulsiona a produtividade organizacional.

Ao oferecer cuidados acessíveis e abrangentes, as empresas não apenas melhoram a saúde física e mental de seus funcionários, mas também reduzem custos com saúde e absenteísmo, e promovem um clima organizacional positivo.

A integração da APS demonstra um compromisso genuíno com a saúde dos colaboradores e alinha-se às práticas de ESG, reforçando a responsabilidade social e a sustentabilidade da empresa. Assim, a APS não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para o sucesso a longo prazo.

Confira também

Quer receber as últimas novidades?

Tudo o que acontece diretamente na sua caixa de e-mails.

Sobre o Blog

Uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein, é sua fonte confiável para insights e expertise em gestão de saúde corporativa. Nosso compromisso é fornecer informações precisas e relevantes, capacitando profissionais e empresas a promoverem um ambiente corporativo saudável.
Compartilhe o blog das Soluções em Saúde do Einstein para empresas e promova saúde e bem-estar no seu ambiente de trabalho com as melhores práticas e orientações de quem é expert no assunto.